Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha fotografia
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

domingo, 25 de abril de 2010

Jean-Marie Lustiger e a Europa, ou seja, todos nós...

A reedição (creio que ainda só em França) de textos do Cardeal Jean-Marie Lustiger (1926-2007), sobre a Europa e a sua História, vem apenas confirmar o drama dos nossos dias:

Diz ele: "Le seul point vraiment commun (da Europa) a été l’évangélisation chrétienne qui a donné à ces groupes divers une âme commune".

Esta unidade, que apenas a Fé proporcionou, inspirou os fundadores da União Europeia, como o cristianíssimo Robert Schuman, desejosos de reconciliarem as Nações após o grande Mal de 39-45.

De facto, não se pode preparar o futuro ignorando as raízes da nossa História.
Infelizmente, hoje não temos políticos com Fé: nem com uma pitada de fezinha... a não ser nos (obscuros) negócios, claro!

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home