Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha fotografia
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

domingo, 14 de janeiro de 2007

"Acolher a vida como um dom de Deus"


D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, na celebração a que presidiu na manhã de Sábado, em Fátima, nas “Jornadas pela Vida”, afirmou que “o aborto é sintoma de um mal-estar mais profundo de cultura e de civilização, da própria sociedade”.

Com efeito, trata-se de uma questão de cultura e de civilização. Não esqueçamos que, e para citar um exemplo, o Império Romano, para além da crise económica que nele se desenvolveu (a corrupção e a desordem reinavam nos palácios romanos) levou, devido à dissolução dos costumes, a uma queda na sua densidade demográfica. Atente-se que no fim do século II, começou a registar-se a decadência: o exército, até aí todo-poderoso, via-se confrontado com um número cada vez menor de homens para o integrar.

Curiosamente, o Império Romano do Oriente, fortemente cristianizado, permaneceu por mais mil anos, enquanto que a metade ocidental pagã foi conquistada pelos bárbaros.

Assim estamos nós, europeus, cada vez em menor número, e cada vez mais bárbaros…
(Gostaria de ter estado em Fátima, este fim-de-semana, mas tal não me foi possível...)

2 Comments:

Blogger Isabel Magalhães said...

A VIDA é um dom de Deus. Logo... a VIDA É SAGRADA!






Um abraço e as nossas saudações 'azuis'.

segunda-feira, janeiro 15, 2007  
Blogger Cabral-Mendes said...

Um Abraço, também!

segunda-feira, janeiro 15, 2007  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home