Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mais azul, por favor.


Todos temos os nossos rituais.

O nosso é estarmos à beira-mar ou, em alternativa, à beira Tejo, porventura o rio mais belo de Portugal (hoje, do Minho ao Algarve…). Como no dia que agora findou. Ela com o seu sumo de laranja. Eu, com um bom velho e português tinto. Um pequeno Partagas a libertar desenhos no céu.

Ao menos, uma vez por semana, contemplamos as águas, agora calmas, do rio que beija aquela que poderia ser a mais bela cidade da Europa: Lisboa.

Juntos, frente ao Tejo. Fim de tarde. Azul sem fim. Uma fragata que passa, e lembro-me do meu saudoso avô João, que hoje tanta falta me faz, com o seu sorriso bondoso, a sua voz tão meiga e suave… a sua coragem... Que saudades, meu Deus! (já não vejo o teclado… pausa).

Aliás, nos dias que passam, todos me fazem imensa falta…

Sinatra cantando no “iPod” confere ainda mais magia ao momento.

Ao ouvi-lo, parece-me que naquele tempo, sei lá, anos 50, o Mundo era mais puro, mais inocente, a atmosfera mais “primordial”. Bem sei que isto é ilusão, mas que querem? Todos nós vivemos de ilusões. De anseios. De esperança.

Quis partir. Com ela. Para longe. Onde o céu deve ser ainda mais azul.


Entrámos no carro. Voltámos a casa.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

tão bonito, este post!...e tão simples!

quinta-feira, junho 26, 2008  
Blogger C.M. said...

Ai, Júlia, "ele" há momentos...

quinta-feira, junho 26, 2008  

Enviar um comentário

<< Home