Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Escolhas...


O Joaquim, aqui ao lado, no “Que é a Verdade?” (http://queeaverdade.blogspot.com/), tem um postal de desafio que levei à letra:

Pretende-se que se escolha 5 autores preferidos, e 1 que mereça apodrecer na estante.

Bem, a lista seria longa…

I -Numa visão muito pessoal, escolheria, do mundo profano (talvez não tanto…):

1."OS LUSÍADAS" de Camões, da simpática (e ao que julgo, extinta) Editora Ulisseia;

2. Toda a obra de MARCELLO CAETANO (HISTÓRIA E DIREITO);

3. OS DISCURSOS DE ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR, da Coimbra Editora;


II - No campo "estritamente" religioso:

4. Shusaku Endo – "Uma vida de Jesus" (lindo…): da Editora Asa.

5. De Jean Guitton – "No Coração do Infinito" e “As Minhas Razões de crer”, ambos da Editora Âncora.


III - Para o lixo: todos os livros sobre a maçonaria!

Etiquetas:

17 Comments:

Blogger redonda said...

Uma escolha muito difícil!
Li o 1º, parte do 2º e mais nada.

segunda-feira, abril 21, 2008  
Blogger C.M. said...

Dificílima!

segunda-feira, abril 21, 2008  
Blogger ferreira said...

De facto escolha nada fácil.Também só li Camões e do Prof.Marcello Caetano apenas dois.Fiquei curioso quanto ao Jean Guitton,que não conheço.
O personagem Pepe Carvalho, de Manuel Vázquez Montalbán acende a lareira com...livros!!??-:)

segunda-feira, abril 21, 2008  
Blogger joaquim said...

É esse o espírito da coisa...que outros o sigam...

Nesta altura da minha vida fico muito curioso com esse
Shusaku Endo – "Uma vida de Jesus"
do qual nunca ouvi falar.
Tenho de o ler, então...

segunda-feira, abril 21, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

:-)

Eu já li e gostei muito! Analisa tudo ao pormenor e leva-nos a fazer novas perguntas, colocando também outras. Maginifica a análise ao contexto social da época e a maneira como descreve os disciplos. Apaixonante! Não percam, l~e-se muito bem e a abordagem está bem feita.

...também li um outro" o Evangelho segundo Shusaku" onde ele contao Evangelho aos Japoneses de uma forma belíssima, ternurenta, direi :-)

Lógico que não li nada dessas obras de Direito, não é a minha área e leio só o que me dá prazer.

segunda-feira, abril 21, 2008  
Blogger C.M. said...

Amigo Ferreira: Montalbán é o criador do detective Pepe Carvalho, mas não sei se ele é incendiário ahahaha...

Dele só tinha um livro, creio que passado numa quinta de nome Galindez se não estou em erro: uma chatice! Olhe, esse deitei-o fora....foi mesmo para o lixo: muito de esquerda ahahaha...

terça-feira, abril 22, 2008  
Blogger C.M. said...

Amigo Joaquim: veja as edições ASA na net, e talvez ainda haja o livro. Eu hei-de ver aqui em Lisboa: é lindo lindo o livro! Atente no que diz a Júlia... Um abraço.

terça-feira, abril 22, 2008  
Blogger C.M. said...

Amiga Júlia: não conheço esse outro romance do "nosso" Shusaku", mas vou procurar...

Direito, cara amiga, é uma paixão! Então o Direito Administrativo! Uma loucura... enfim, "ele" há gostos para tudo...

terça-feira, abril 22, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

segundo lembro, o Evangelho é anterior à vida de Jesus...

hummm... queimar um livro é sinal que ele nos incomodou, é um elogio ao dito, eu não queimo, vou encostando,encostando, até que eles desaparecem! :-))

terça-feira, abril 22, 2008  
Blogger C.M. said...

Vai pondo esses livros lá para atrás, nas prateleiras, Júlia, na esperança de não os ver mais?... É uma táctica...

quarta-feira, abril 23, 2008  
Blogger Cleopatra said...

Eu escolho os Lusíadas. SEm dúvida!

quarta-feira, abril 23, 2008  
Blogger C.M. said...

Boa escolha, Cleo! Que tal o Canto X? ahahah...

quarta-feira, abril 23, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

Óbvio que eu também escolheria os Lusíadas, é a nossa "Biblía", mas escolho o Canto IX, todos nos eternízamos nele, até a minha voz se eternezou nele,numa gravação para a RTP.




PS - gostei do baile da paróquia!
Ninguem vive sem humor nem sem amor.Pode-se viver,mas vive-se muito mal.

quarta-feira, abril 23, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

sobre a organização dos livros:

é isso,CM! A minha organização é tipo organização emotiva. A minha estante é grande em altura, os mesmos, figuram em linha hierásquica :-))
Ao nivel dos olhos, estão aqueles que eu mais quero perto de mim, de fácil acesso.

Na ultima prateleira do fundo, rente ao chão e ao nível do pó, estão aqueles que eu não gosto.a acrescentar que os pés da minha secretária me dificultam o acesso a eles.:-))

Juro que é verdade! :-)

quarta-feira, abril 23, 2008  
Blogger C.M. said...

Boa táctica, Júlia! Ao nível do pó! Tem piada que eu também utilizo essa técnica do pó ahahah...
Com que então baile da paróquia!... sim senhora...

quarta-feira, abril 23, 2008  
Blogger Cleopatra said...

Não o X não. Nada posso escolher em especial porque todo o Poema é um poema.
E essa da Ilha dos amores ...ora CM.

Arrumação de livros? Por assuntos claro.

sexta-feira, maio 02, 2008  
Blogger C.M. said...

Cleo, desculpe a irreverêcia... é da adolescência ahahaha...

sábado, maio 03, 2008  

Enviar um comentário

<< Home