Memórias que doem...
Aos 86 anos, "Cilinha" deu uma entrevista ao "Expresso" desta semana. Na mesma, ela afirma algo que defendo com toda a Verdade da minha Alma: a necessidade de salvar o Império, nem que fosse através de uma solução tipo "Commonwealth". Até poderia ter havido, no limite, uma independência mas, como ela afirma, "mais ligada".
Viajou muito por África e como ela diz, "havia um tratamento completamente diferente entre nós e os africanos e os outros [europeus] e os africanos . Nós éramos fantásticos. Os outros tratavam-nos a chicote, como bichos. A nossa África era completamente diferente. Eles ainda hoje têm saudades".
Pois, todos nós sabemos isso, até aqueles que destruiram e desmembraram Portugal, só que o não admitem: a verdade não "mora" nos seus corações.
É claro que temos de nos situar naqueles tempos recuados, e atentarmos nas mentalidades da época. Contudo, ao pensarmos na barbárie que existe por essa Europa fora (lembremo-nos das condições de autêntica escravatura em que vivem milhares de emigrantes, portugueses e não só, nessa União Europeia) talvez que essa mentalidade não seja, agora, assim tão diferente... será até menos desculpável pois, supostamente, hoje seremos mais cultos, socialmente mais conscientes...
Voltando a Cilinha Supico Pinto, penso como será doloroso, neste seu inverno, acabar os dias sem o amor da sua vida, rodeada por um mundo que a não compreende e rejeita, e que ela própria despreza...
Como diria Marguerite Duras, é o fim do mundo inteiro...
Nota I: clicar na imagem para ampliar.
Nota II: a foto diz respeito ao livro de Sílvia Espírito Santo, intitulado "Cecília Supico Pinto: O Rosto do Movimento Nacional Feminino". Acabou de ver a luz do dia a 12 de Fevereiro de 2007.
Etiquetas: Nação Eterna
2 Comments:
Diz-se que no conto Retrato de Mónica, do livro 'Contos Exemplares', de Sophia de Mello Breyner Andresen , a retratada seria a Srª Cecília S.Pinto.No entanto, quando o marido de Sophia, o Dr Tavares , era preso ,recorria invariavelmente á Srª para que intercedesse junto de Salazar .
É verdade é... ironias meu caro amigo...
Enviar um comentário
<< Home