Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Livros como que perdidos... mas a Vida está neles... por descobrir...


Livros preciosos que andam por aí... basta estar atento...

De Ida Gorres – “Teresa de Lisieux”, da Editorial Aster, Lisboa. Edição do longínquo (e parece que foi ontem) ano de 1961.
Um dia, mostraram a esta escritora, Ida Görres, uma fotografia autêntica de Teresa de Lisieux:

“Em profundo silêncio contemplámos aqueles traços familiares e todavia estranhos e alguém disse: — Parece o retrato de Cristo num rosto feminino”.

Santa Terezinha, de uma beleza suave, nas mãos um crucifixo: eis a Santa de todos nós, uma santa dos nossos dias, a qual, através de uma chuva de rosas, nos abençoa e purifica.

Quem quer acolher as suas rosas?

Etiquetas:

15 Comments:

Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

o meu pai gostava e citava muito de Santa Teresinha do Menino Jesus, era assim que lhe chamava...

não me atrai muito a história...

quinta-feira, maio 01, 2008  
Blogger C.M. said...

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, é o seu nome completo de religiosa...

Pois, na verdade ela deu-se inteiramente, mas de um modo muito muito discreto... mas após a sua morte, inúmeros milagres se contam dela... o seu pai deve ter lido a obra mais conhecida sobre ela, "História de uma Alma"...

Mas lida a sua história, ela entranha-se em nós...

quinta-feira, maio 01, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

...é complicado eu explicar aqui, mas eu acho que gosto mais de santos não tão perfeitos, santos mais pecadores, parecem-me mais reais e aproximam-se mais de nós, comuns mortais...:-)

segundo sei, encerrou-se demasiado nova nas Carmelitas. Não teve experiência de vida, nem se expôs aos perigos e tentações, digamos assim...

quinta-feira, maio 01, 2008  
Blogger Isabel Magalhães said...

As minhas avós e a minha mãe eram devotas de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Deixo um abraço amigo.

IM

sexta-feira, maio 02, 2008  
Blogger C.M. said...

Olhe, Júlia, eu compreendo-a: para mim, nesse particular, Santo Agostinho dá-me um grande consolo e esperança: teve uma vida de prazer, conheceu (no sentido bíblico) mulheres e por aí fora... contudo, um dia resolve mudar de vida e acolher-se àsombra de Deus... creio que é esse o nosso caminho...

sexta-feira, maio 02, 2008  
Blogger C.M. said...

Olá Isabel!

Oberigado pela visita. Então, essa pintura? Sempre na crista da onda...

sexta-feira, maio 02, 2008  
Blogger C.M. said...

perdão, estas pressas... obrigado pela sua visita, Isabel. Bjs.

sexta-feira, maio 02, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

obrigada por ter entendido...

Santo Agostinho era um grande pensador. Mas o santo dos meus gostares é S. Francisco de Assis :-)
há coisa mais linda do que ser o Jogral de Deus? Tem textos tão belos!

sexta-feira, maio 02, 2008  
Blogger C.M. said...

São Francisco de Assis? Mas ó Júlia, eu sou franciscano (ai mas muito pecador, infelizment - tenho de me apressar a aperfeiçoar-me..).

Pertenço, aliás, à Terceira Ordem Franciscana, e de Santo António à Sé (Lisboa).

Olhe que "ele" há coincidências...

(mas também tenho amigos carmelitas...).

sábado, maio 03, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

A casa de meu pai estava sempre cheia de padres e frades de todas as ordens. Tinha amigos Franciscanos em Lamego, lembro...
Sou também sobrinha de padre, mas sempre fui uma rebelde pecadora :-)

Faço sempre as coisas a meu modo.

Agora há uns anos que não vou á missa, mas vou quase todos os dias à Igreja. Não sou muito normal...
sou muito pouco ortodoxa e refuto algumas as regras..

sábado, maio 03, 2008  
Blogger C.M. said...

Interessante o que me diz...

E esse facto de gostar de ir á Igreja, no seu "sossego" é revelador da sua alma...

Nós andamos cá para nos "encontrarmos" com o Transcendente, não é verdade? Cada um à sua maneira...

Ainda ontem (Sexta á noite) tive um padre amigo aqui em casa a jantar... hei-de escrevinhar umas linhas acerca dele...

domingo, maio 04, 2008  
Blogger C.M. said...

estes acentos aqui nas teclas do pc muitas vezes não saem como eu quero...

domingo, maio 04, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

Sim, gosto muito e dia que não vá não ando bem. vou nem que seja por 5 minutos.
Tenho histórias engraçadas e bonitas por causa disso. Às vezes ando num stress para conseguir ir,mas vou.

um resto de bom domingo!

domingo, maio 04, 2008  
Blogger C.M. said...

Boa semana! ( ai que já é meia-noite e vim aqui espreitar...)

segunda-feira, maio 05, 2008  
Blogger -JÚLIA MOURA LOPES- said...

boa semana também, amigo :-)

segunda-feira, maio 05, 2008  

Enviar um comentário

<< Home