Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha fotografia
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Salvador Allende, Palácio de La Moneda, 1973. Augusto Pinochet, Hospital Militar de Santiago, 2006.


Morreu Augusto Pinochet, o homem que derrubou Salvador Allende, aquele que poderia ter construído uma alternativa ao capitalismo selvagem, que hoje nos agride no nosso quotidiano, e ao comunismo ateu e violador da dignidade do Homem.

Durante o alucinante período da “Unidade Popular”, no qual todos os sonhos pareciam possíveis, Allende foi mais longe do que qualquer outro na definição de um horizonte diferente e, certamente utópico. Entendia o socialismo chileno como libertário, democrático e pluripartidário. Nada que tivesse a ver com os regimes da Europa de Leste…

Queria acabar com a miséria, com os bairros de lata tão frequentes na América Latina. Não lhe foi possível concretizar tal sonho.

Foi pena não ter sido um Crente…teria estado, então, ao lado da Igreja, e hoje seria um mártir desta, por ter lutado em prol dos mais pobres e desfavorecidos.

Um dia, quem sabe, talvez as suas últimas palavras (difundidas na "Radio Magallanes", já sob o bombardeamento do Palácio " La Moneda" ) se transfigurem em verdade:
"Mucho más temprano que tarde, de nuevo se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre, para construir una sociedad mejor."

0 Comments:

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home