Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

A propósito (ou não) de Pádua…



Hoje almocei sozinho na Mexicana ( um dos últimos cafés de Lisboa, dignos desse nome, com os seus painéis de azulejos de Querubim Lapa), e na esplanada, que o tempo convidava. Quem, de nós, não ama o ar livre, o sol, a beleza da gente que passa, os coloridos das vestes, a beleza feminina (ai ai…) que, provocante, se nos atravessa à frente e, de súbito, faz nascer a poesia?

Contudo, sentado à minha mesa, pensava (penava…) como tudo isto é nada, perante a verdadeira Beleza que nos espera quando partirmos! Podermos finalmente contemplar Jesus, Sua deslumbrante Mãe, e os nossos amigos santos (um deles o muito muito nosso António)!

Bem sei que este mundo só tem armadilhas e efémeros desejos. Para fugir a estes sortilégios, só se optássemos por uma vida contemplativa, como os amigos franciscanos conventuais, morrendo de certo modo para o mundo e vivendo já nesta terra com Cristo.

Mas que fazer quando estamos amarrados aos nossos afazeres, à nossa profissão que nos dá o pão de cada dia?

Problema insolúvel, creio.

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger ferreira said...

Que se há-de fazer,o melhor é continuar a apreciar a beleza feminina ( com grande sacrifício, é certo-:)),o sol, pois então,uma boa comida, os amigos,uma boa leitura, umas viagens,enquanto é tempo...

terça-feira, julho 29, 2008  
Blogger C.M. said...

enquanto é tempo... de facto...o tempo foge-nos...

quarta-feira, julho 30, 2008  
Blogger Cleopatra said...

Já pensei nisso.
E afastei logo a hipótese de ser carmelita.

terça-feira, agosto 05, 2008  
Blogger Cleopatra said...

TUDO menos carmelita.

terça-feira, agosto 05, 2008  
Blogger C.M. said...

Pronto, já ficamos a saber que para o Carmelo Vexa não entra...

terça-feira, agosto 05, 2008  
Blogger redonda said...

Hoje fez-me muito bem vir aqui :) estava a precisar de sentir um bocadinho de fé.
obrigada

terça-feira, outubro 07, 2008  

Enviar um comentário

<< Home