Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha fotografia
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Leituras de Verão I



Ainda sem tempo para férias, vou-me debruçando sobre aquela literatura que poderíamos designar, sem desprimor claro, de "light". Acabo de ler a “Transa Atlântica”, de Mónica Marques, uma portuguesa que, por circunstâncias várias, radicou-se no Brasil, dedicando-se à escrita. Uma escrita que mais parece um diário de uma mulher e da sua vivência numa cidade como o Rio de Janeiro, com as suas praias, o famoso “Leblon”, e a tensão dos romances que se “vivem” naquelas paragens, o modo de pensar e viver dos brasileiros.


Eis um excerto:



“(...) carioca que se preze jamais entra na água de rabo de cavalo. Caminha, quase em bicos de pés, em direcção ao mar e negligentemente, antes de mergulhar, solta o cabelo, que só volta a prender após um tempo ao sol – se não mofa (...)".

O próximo que vou ler é o seu segundo livro: "Para Interromper o Amor" da Quetzal, que fala sobre essa matéria-prima delicada e intensa.

Enfim, tentemos esquecer a grande crise que vai aqui na Europa… provavelmente ainda teremos de emigrar para o Brasil, tal como fizemos no século XIX e em 1974…



Etiquetas:

2 Comments:

Blogger redonda said...

Tenho o primeiro livro, mas ainda só li partes e vi a autora quando veio ao LeV em Matosinhos no ano passado (é muito bonita e parece muito interessante).
Boas férias!
um beijinho
Gábi

quinta-feira, julho 21, 2011  
Blogger C.M. said...

Gábi, férias só para Agosto - e ainda não é certo...

O primeiro ( Transa...) é uma trama contínua, pelo que devemos resistir à tentação de ler partes do livro, pois perde o suspense...mas também o fiz - é a curiosidade, pois então...

O segundo já estou a ler e é de leitura imparável, ou seja, quereríamos ler tudo de seguida, para descobrir o que vai acontecer em todo aquele imbróglio...ai a vida no Brasil! E cá também...

Boas férias e um beijinho também para si!

quinta-feira, julho 21, 2011  

Enviar um comentário

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home