Dies Domini

Sartre escolheu o absurdo, o nada e eu escolhi o Mistério - Jean Guitton

A minha foto
Nome:
Localização: Lisboa, Reino Portugal Padroeira: Nª Srª Conceição, Portugal

Monárquico e Católico. intransigente defensor do papel interventor do Estado na sociedade. Adversário dos anticlericais saudosos da I República, e de "alternativos" defensores de teses “fracturantes”. Considera que é tempo, nesta terra de Santa Maria, de quebrar as amarras do ateísmo do positivismo e do cientismo substitutivo da Religião. Monárquico, pois não aliena a ninguém as suas convicções. Aliás, Portugal construiu a sua extraordinária História à sombra da Monarquia. Admira, sem complexos, a obra de fomento do Estado Novo. Lamenta a perda do Império, tal como ocorreu.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Neste 1º de Dezembro, falta-nos um Nuno Álvares. Rei já temos!



Neste 1º de Dezembro de 1640, evoquemos António Sardinha:

"Rei natural e naturais instituições queremos nós agora recuperar também para Portugal, a fim de que Portugal seja outra vez Portugal-Restaurado. Mas Portugal-Restaurado não é só um Portugal-Restaurado em plena soberania, adentro dos seus limites geográficos. Portugal-Restaurado é ainda um Portugal católico e monárquico, cuja vocação no mundo foi dilatar a Fé e o Império. "

("À Lareira de Castela", António Sardinha, Edições Gama, Lisboa, 1944; a fls. 129 e ss.)


Palavras que poderiam ter sido hoje escritas. Manietados que estamos nesta III República, dita democrática, ficamos dolorosamente à espera do verdadeiro Portugal, tradicionalista no sentido que lhe dava António Sardinha: com uma dada intervenção histórica, a observância das leis e das indicações que implicitamente daí derivam.

Falece-nos hoje um Nuno Álvares Pereira que, no dizer de Sardinha, se coloque "à frente duma massa inorgânica e revôlta e a transforme de súbito no cimento admirável do Portugal de Quatrocentos".

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger cristina ribeiro said...

O maior dos nossos heróis! Sim, que falta faz outro assim...

terça-feira, dezembro 01, 2009  
Blogger Dcm said...

Se faz!

terça-feira, dezembro 01, 2009  

Enviar um comentário

<< Home